Como fazer negociações de sucesso

Como fazer negociações de sucesso

Saber se comportar durante uma negociação não deve ser privilégio de grandes empreendedores. Quem está começando também deve ter essa característica desenvolvida. Você quer aprender como negociar melhor com fornecedores e parceiros? Então confira as dicas a seguir:

homens desenhados formais dinheiro ideias

Esteja preparado
Sua negociação abordará algum assunto específico? Existe algo que você deseja melhorar ou quer renegociar? Quais são os pontos mais importantes para você e seu negócio? Responder à essas perguntas podem te ajudar a criar um foco sobre a sua negociação.  Pense nisso como um treino preparatório para sua conversa. Não tente imaginar possíveis perguntas ou temas que possam surgir durante a conversa. A maneira mais eficaz de evitar as chamadas “saias justas” é se preparar buscando o mais amplo conhecimento de determinado assunto. Isso irá te trazer mais segurança e evitar que você use seu lado emocional ao invés do seu intelecto durante sua negociação.

Emoções X razões
Após se preparar para sua negociação, o próximo passo é inicia-la de forma amigável e tranquila. Tente não fazer negociações com pressa, irritado ou estressado. Antes de qualquer atitude, mesmo que você tenha razão, é válido parar, respirar e refletir. Ao invés de agressivo e imponente, tente ser confiante por meio da sua cordialidade, calma e curiosidade. Mostre interesse, evite cair em pegadinhas por não estar prestando naquilo que está sendo discutido. Aliás, raramente você irá sair satisfeito se tiver que levantar sua voz para isso. Negociar não é um conflito, uma batalha ou guerra. Pelo contrário, negociar significa esclarecer muitos pontos, vontades e ambições.

Saiba ouvir para conseguir falar
Conversas em que negociadores não escutam uns aos outros não levam a nada, concorda? Por isso mesmo é importante saber escutar a opinião da outra pessoa, por mais estranha e errada que ela possa parecer. Mas, por que devemos perder tempo escutando os erros dos outros? Entenda que é muito mais fácil apresentar seu ponto de vista quando você entende as necessidades e expectativas do outro. Por esse motivo, você deve saber ouvir. E, para provar que você está realmente ouvindo e prestando atenção no que está sendo discutido, vale a pena usar um recurso chamado parafrasear. Ou seja, repetir a proposta do outro com suas palavras de forma clara, para que ele compreenda se o que está pedindo faz sentido ou que ao menos ele entenda que está sendo ouvido. Proponha acordos em que os dois lados ganhem, e faça isso ouvindo o que o outro lado quer. Você pode atingir seus objetivos se trabalha-los de forma mais abrangente.

Defina limites de negociação
Essa estratégia vale muito mais para que a negociação não saia de foco e você consiga efetivamente alcançar seus objetivos. Se for proposto algo que você não concorde, é favorável que você esteja firme o suficiente para dizer não. Além disso, negociações não devem demorar muito e ser cansativas. Use seu foco para gerenciar o tempo e não demorar muito.

 

quer aceitar payleven

[Total: 2    Média: 3/5]

Confira mais posts

Uma Resposta para “Como fazer negociações de sucesso”

  1. Como fazer sua empresa crescer

    […] Hoje em dia criar um parceria não é uma das tarefas mais simples do mundo corporativo. Envolve técnicas de negociação, conhecimento da área e confiança. Mas, mesmo assim, uma parceria de sucesso é o que pode fazer […]

    Responder

Deixar uma Resposta