7 Dicas Para Quem É Empregado E Quer Se Tornar Um Empreendedor

7 Dicas Para Quem É Empregado E Quer Se Tornar Um Empreendedor

Cada vez mais pessoas se dão conta de que querem fazer mais do que apenas responder às demandas da vida de empregado. Elas desejam, fortemente, empreender. Só que não basta uma ideia na mão e boa vontade para se ter sucesso nessa carreira. É preciso se organizar e planejar a jornada!

Se você está querendo dar os seus primeiros passos rumo a esse novo plano de carreira e de vida, nada melhor do que se informar para dar sólidas bases à sua decisão. No artigo de hoje, a payleven e o blog Saia do Lugar, selecionou para você as melhores dicas para se tornar um empreendedor de sucesso, vamos à elas?

O que é ser empreendedor?

Você provavelmente chegou à ideia de se tornar um empreendedor depois de ler vários cases de sucesso, histórias de pessoas que buscaram dar um novo e positivo rumo às suas vidas criando um negócio.

Só que você sabe o que é empreender? Está enganado quem pensa que empreende quem abre uma empresa, apenas. No dicionário, o verbo aparece com vários significados, todos girando em torno do fazer, realizar, transformar algo em realidade.

Então, se é para definir, podemos pensar que ser empreendedor significa enxergar necessidades e desejos e buscar as melhores respostas e soluções para eles.

E, partindo desse conceito, fica fácil perceber que este perfil de profissional (na verdade, de ser pensante) não volta às costas ao trabalho árduo. Por isso, antes de apresentarmos as nossas dicas para se tornar empreendedor, é fundamental apropriar-se do mantra: “trabalhar com afinco é a chave para o sucesso”.

Dicas para se tornar um empreendedor:

1. Procure fazer o que você gosta:
Pode parecer um pouco um papo terapêutico, daqueles para fazer com que você se sinta bem. E é. Só que essa dica vai além. Normalmente quando se pensa em empreender, pesquisamos listas de negócios de sucesso, oportunidades quentes e ramos de investimento que estão em alta.

Só que partir dessa ideia não basta. É preciso buscar fazer o que se gosta. Não adianta investir em uma brigaderia gourmet se você detesta chocolate, ou comprar um food truck apenas porque é a tendência do momento.

Encontre, dentro dos seus gostos, aptidões, desejos e necessidades, um nicho de negócio que te dê mais do que lucro financeiro. Felicidade conta muitos pontos para o sucesso do empreendedor.

2. Elabore um plano detalhado:
Outra questão comum: a pessoa decide que quer empreender, larga o emprego e tudo mais e corre em busca da felicidade. Não queremos ser cruéis, mas há grandes chances disso terminar em desespero.
Pesquise o mercado, entenda as dificuldades, os investimentos necessários… vá com calma e não se deixe dominar pela ansiedade da mudança (completamente normal nesses casos). Um planejamento detalhado vai ajudar você a entender tudo o que precisa ser feito, quais as perspectivas, dificuldades e caminhos possíveis. Assim, as chances de desistir ou se frustrar perante as dificuldades serão bem menores.

3. Consiga apoio para a sua empreitada:
“Viu que loucura? Largou tudo para seguir uma nova carreira…”. Quanto de nós já ouvimos frases parecidas a respeito de empreendedores? A questão é que é difícil mesmo para as pessoas aceitarem mudanças bruscas no rumo da vida.
Por isso, aproveite todo o planejamento, as pesquisas e as informações que você juntou e consiga apoiadores no seu círculo social e familiar. A partir do momento que eles comprarem a sua ideia, vai ficar muito mais fácil superar os obstáculos para vencer.

4. Faça uma reserva:
Uma das dicas para se tornar um empreendedor é ter uma reserva financeira. É fato que todo empreendimento precisa de tempo para começar a dar retorno. Portanto, aproveite a época de planejamento para fazer um pé de meia que possa sustentá-lo nos primeiros tempos. E organize as contas para começar o seu empreendimento sem dívidas pessoais para quitar.

5. Encontre o seu diferencial:
Falamos logo no começo que empreender significa achar soluções melhores para alguma questão. Então pergunte para você mesmo qual o diferencial que você oferece ao seu público?
Essa resposta vai ajudar a criar a sua vantagem competitiva, ou seja, algo que o destaca dos seus concorrentes e que você poderá explorar nas suas campanhas de marketing.

6. Aprenda com outros empreendedores:
Aprendizado é um processo de troca. Por isso, não fique apenas grudado na tela do computador. Desligue a máquina um pouco e vá buscar outros empreendedores. E não estamos falando apenas de grandes nomes de sucesso. Se você olhar em volta com certeza vai saber reconhecer pessoas empreendedoras no seu círculo.

Pode ser aquele grupo que criou a horta comunitária no seu bairro, os amantes de animais que fazem campanhas de castração, o dono do mercadinho que abriu quando a rua nem tinha asfalto… com cada um deles você vai aprender um pouco sobre as dificuldades, os prazeres e os caminhos possíveis para a sua empreitada.
Busque pessoas que querem fazer a diferença, de um jeito ou de outro.
Inspiração garantida!

7. Invista em você!
E se a ideia é realizar projetos, uma das mais preciosas dicas para se tornar um empreendedor é investir na sua formação. Busque cursos que ajudem a complementar a base dos seus conhecimentos e nunca abra mão de oportunidades para reciclar o aprendizado.
Por mais que a mente empreendedora esteja sempre fervilhando de ideias, a formação contínua vai ajudar você a se concentrar em encontrar maneiras de produzir mais e melhor.

Concluindo…
Empreender é suar a camisa. Só que é aquele velho ditado: “quando a gente ama o que faz, nenhum trabalho parece impossível”. E com paciência, persistência e uma boa dose de otimismo, você vai, aos poucos, traçando e trilhando uma caminhada de sucesso.

Aproveite as nossas dicas para se tornar um empreendedor e busque uma existência mais plena para você. Não precisa ser uma ideia de um bilhão de dólares, mas aquela que permita ter uma vida fazendo o que você quer (no trabalho) e o que você gosta, e conte sempre com a payleven, para que seu sonho de se tornar um empreendedor se torne realidade!

[Total: 11    Média: 4.3/5]

Confira mais posts

Deixar uma Resposta